BIOGRAFIA

Solano Ribeiro 

 

Idealizador e realizador dos grandes festivais da MPB, sendo o primeiro na TV Excelsior, quando revelou Elis Regina e os demais da TV Record, Globo e Tupi, onde teve a oportunidade de lançar:

 

Edu Lobo, Francis Hyme, Maria Odete, Chico Buarque, Nara Leão, Geraldo Vandré, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Maria Creusa, Antonio Carlos, (o do Jocafi), Dori Caymi, Paulinho da Viola, Originais do Samba, Marília Medalha, Caetano Veloso, Mutantes, Gilberto Gil, Sidney Muller, Gal Costa, Maria Alcina, Ednardo, Tom Zé, Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Alceu Valença, Fagner, Belchior,  Walter Franco, Kleiton e Kledir, Itamar Assumpção,  Oswaldo  Montenegro,  Leila  Pinheiro, Tetê Espindola, entre outros.

 

Teve como colaboradores :

 

Rogério Duprat, Décio Pignatari, Júlio Medaglia, Sérgio Cabral, Silvio Lancellotti, Chico Anísio, Cesar Camargo Mariano, Carlos Manga, Amilton e Amilson Godoy, Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Damiano Cozzella, Roberto Talma, Walter Clark.

 

Como diretor de musicais para a TV no Brasil realizou: "Disparada" com Geraldo Vandré, “Som Livre Exportação”, na Rede Globo, até hoje record de público para musicais em recinto fechado, (100 mil espectadores, no Anhembi - São Paulo).“A César” co-produção com a TV Manchete que ganhou o “Tucano de Ouro”, eleito o melhor musical no FEST RIO, quando concorreu com produções de todo o mundo.

 

Dirigiu vários documentários para a TV Alemã, tendo sido premiado no Festival Europeu de Televisão, da Áustria, pela realização do musical que tem por título: "Novos Baianos FC", (Mais de 2 milhões de acessos no YouTube).

 

Ao voltar da Europa assumiu o cargo de diretor de programação da Rede Tupi de Televisão de onde saiu para fundar a Rede Antena 1 de Rádio .

 

Como diretor de comerciais, entre as dezenas de prêmios que conquistou, obteve um “Grand Prix” pela direção do comercial de lançamento do Tempra para a Fiat. No ano de 97, conquistou a “Medalha de Ouro” no Festival de New York com o filme “Mosquito”, para a Rádio Antena 1, também finalista no Festival de  Cannes.

 

No disco e como produtor independente lançou: "Olho D'Água", com Marluy Miranda e Egberto Gismonti,  "O Melhor do Millor", com Millor Fernandes, Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Mielli e Ruy Afonso. Em 1997 pela Gravadora Eldorado, lançou o CD  “Artigo de Luxo”, com Pat Escobar.

 

Participou da realização do “Festival da Música Brasileira” apresentado pela Rede Globo de Televisão no ano 2000. Em 2005 foi o diretor geral do Festival Cultura quando criou o Festival de Clips e o Festival Cultura na Internet.

 

Em 2003 lançou o livro,"Prepare Seu Coração", relato da sua carreira. Estrutura musical para teatro com o título de "Ipanema", roteiro do longa "O Mercado", sobre o mundo da propaganda. Finaliza livro de ficção com o título de “O Sétimo dia”. Recebeu o Prêmio APCA 2006 – “Melhor musical do rádio" pelo programa “Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil” e APCA 2012 de Iniciativa Cultural pelo “Troféu CataVento”.

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon